segunda-feira, 30 de abril de 2007

Diz ele que?

O poeta, o escritor, o contista, e especialmente o meu amigo, eles dizem que!... Eu quero escrever, as palavras que me saem da alma, verdadeiras da minha personalidade, testemunhas do meu carácter, totalmente verdadeiras mesmo que incompreensíveis. Eu quero escrever, não para ser alguém, nem para provar nada a ninguém, nem sequer para ganhar muito dinheiro se bem que dinheiro faz sempre falta. Eu quero escrever essencialmente por que gosto, para espantar 1101 fantasmas que me pairam sobre a cabeça, para dormir descansado depois de uma maratona de palavras, porque a minha cabeça não cessa de pensar e essencialmente escrevo porque: gostava de partilhar estas fantasias pejadas de esperança e sonhos com alguém que não tenha a capacidade criativa de sonhar com um mundo melhor. Sim gostava de partilhar estas histórias com toda a gente que queria sair ligeiramente da realidade. O burro, o inteligente, o escritor, o poeta, o talhante, o alfarrabista, O ARDINA, o povo, o primeiro ministro, o padeiro, o merceeiro, o peixeiro, o pescador, a velhota que fica nas paragens constantemente resmungando, o respeitado senhor prior. Enfim desabafa ele “Não tenho culpa de escrever. Fica aqui o sonho partilhado no final de mais um mes de:

El Patronito o Ardina

quarta-feira, 25 de abril de 2007

Esperança

Pois bem sei que o mundo não é fácil de se ver nos dias que correm e volto no entanto desde já com muitas desculpas a falar do meu amigo escritor. Mas tentem compreender que também a pessoa que sou: não me permite falar com muitas mais pessoas, o escrito louco como carinhosamente lhe chamo, esse sim faz me sentir bem, cada dia que me apanho com ele é cada história que ele me conta. Sempre fugazmente hiperbolizada de esperança, sei que ele também não tem vida fácil, mas fascina-me a maneira como ele olha o mundo em que só nos os homens somos responsáveis pelo que ele tem de bom e de mau, esse meu amigo fascina-me com seus sonhos por muito loucos que sejam, tenho grande estima por ele que detêm grande parcela do meu coração. Chego mesmo a dizer-lhe que só lhe desejo felicidade e sorte na vida e ridiculamente diz-me ele: “quando isso acontecer já eu morri ou então já não serei a pessoa que sou hoje ou então deixei mesmo de escrever e mais importante de sonhar, isso, eu não quero. Se há coisa que eu quero – diz ele – quero que as crianças vivam num mundo melhor que o meu e que eles deixem o mundo melhor para os seus filhos quero que o amor vença o mal, e o sorriso abafe a tristeza quero adormecer crianças e adultos sedentos de sonhos, tal como o vendedor de castanhas. E se para isso terei que viver para sempre amargurado então assim serei conto com a tua companhia para me alegrares.Sonhos altos contemplava ele, o louco, o meu grande amigo, estarei sempre do teu lado para me contares as tuas histórias e partilharei sorrisos contigo.·

El Patronito o Ardina aguardem... Hoje felicito-vos com um poema


Mil e uma crianças que riem,
Mil pensamentos que detêm
Que vão ser no futuro
qual ouro bruto
que procuram
a felicidade
a cruz que carregam
vivendo infelizes na sociedade
um deles destaca-se pela incerteza
qual futuro qual morte certa
sei lá. Que vou ser eu?
Um louco escritor que prometeu
criou, sonhador, amargurado,
um parvo criador frustrado
sem rumo na vida,
sem algo que o faça rir no dia a dia
sem sorriso, caindo em depressão,
sonhando com tempos melhores
que nunca existirão,
desdenhado por certos senhores
caminhando sempre na escuridão,
coitado, pobre menino,
nascido e criado sozinho,
no seu pensamento de um dia,
as coisas melhorem na sua vida.
Estabilidade procura ele
Pois cresce grande vontade nele
Perdido o menino, elabora perguntas
Autodidacta formaliza as respostas
Curiosos que nem conseguem fazer uma rima
Criticam sua sabedoria

***

Dia da Revolução do Cravos

Pois é (suspira o Ardina) que dia é hoje. O dia da revolução dos cravos, muitas pessoas não sabem o que significa hoje este feriado, o quanto custou e custa actualmente a liberdade quantas inf foram censuradas, quantas vozes foram silenciadas. A liberdade de expressão, muita coisa se ganhou depois do 25 de Abril, estranho é que lançam -se foguetes, mais confetis, marcham-se pelas ruas e reúnem-se militares e ministros em frente aos Jerónimos, mas no entanto a personalidade do sec foi Salazar. Dá que pensar!!!!!!!!!!!!!!!!!




Extra Extra personalidade do seculo Salazar Extra fresquinhas a 1 euro

sexta-feira, 20 de abril de 2007

Sem Tempo

Aos meus lindos, queridos, abismais e inexistentes leitores. Peço muitas desculpas, mas de facto aqui o ardina tem andado ocupado os jornais vendem-se que nem ginja sabem como é, politica e futebol vendem sempre jornais. Dai que entre vendas de jornais e outras ocasiões não tenha o humilde tempo para me poder perder em Post. Lamento muito esta certa arrogância mas quando voltar vai ser em grande. Aguardem-me com novas fresquinhas, e com notícias de novas histórias publicadas por uma garrafa de rum.

EL Patronito o Ardina

quinta-feira, 12 de abril de 2007

São Jerónimo o Sábio



Olha quem ele é? São jerónimo o Sábio de Albrecht Durer, olhar amargurado, melancólico, pensativo e desapontado, apontando para a caveira como quem diz que o homem tornou-se o seu proprio diabo.
Quadro exposto no0 Museu Nacionál de Arte Antiga. Vale a pena.

EL Patronito o Ardina

sexta-feira, 6 de abril de 2007

Louco das palavras

Confidenciou-me hoje o meu grande amigo escritor, que, qualquer poeta é um louco. Queixa-se ele que normalmente quando exterioriza a sua capacidade de brincar com as palavras as pessoas assustam-se. Diz-me ele “não imaginas o quanto me é frustrante, a incompreensão das pessoas” Eu de facto compreendo-o, a forma de ele usar as palavras, a brincadeiras que eles faz com as rimas e a magia que ele emana das figuras de estilos são próprias de um louco, um louco saudável mas no entanto um louco. Muitas pessoas desejam-no conhecer sendo ele escritor mas afastam-se depois de saber que ele de facto pode ser um potencial louco. Ele com palavras escreve qualquer coisa, certas rimas que ele faz num minuto, para depois se esquecer daquilo que escreveu. Ai o louco ai o louco, tá possuído, dizem eles. Por favor ganhem um pouco de intelecto, poeta não é louco é apenas inteligente mas como inteligente como ele é condenado á solidão está. Pena tenho deste meu grande amigo e com ele partilho seu sofrimento.




Extra Extra louco a solta, assassina pessoas com rimas e figuras de estilo. extra extra cuidado ele é perigoso e anda armado com uma caneta. Extra!! Fresquinhas a um euro.

AS fresquinhas: certo dia pesquisava determinada palavra no dicionario de sinonimos quando vi sonhador e como sinonimos estava um deles Poeta. Já em Poeta os sinonimos são os seguintes:astucioso; bardo;cantor; devaneador; falador; idealista; loquaz; rimador; Sentimental; sonhador; trovador; versejador; versificador.

domingo, 1 de abril de 2007

Fitas Queimadas a 31/03/07

Sim dia memoravel, para minha prima entrou na benção como estudante e saiu de fitas (subjectivamente) queimadas como enfermeira, cheia de fitas na pasta, assinadas desenhadas com poucas e muitas palavras a azul a preto a amarela os selos da faculdade.comovendo até os mais frios coraçoes. Deu-me vontade até de voltara estudar, este simples ardina, mas o que eu sou um sonhador, estudar seria dos maiores martirios existentes no mundo para fim. mas á sempre quem diga que devemos enfentar os nossos fantasmas.mas adiante o dia de facto nao me pertence mas sim á minha prima. com orgulho tambem assinei uma das fitas resguardade na pasta de finalista. pedi como é habitual, ao meu grande amigo da escrita pra me fazer um poema para constar na primeira pagina dos jornais. o criativo erudito disse-me que especialmente não só ia escrever um poema, mas como tambem ia tentar escrever um historia sobre a tradição.

Para a minha prima o dia pertence-te, rainha e senhora do mundo, que agora tens nas mãos o futuro que é o teu caminho. Basta caminha-lo com confiança e um sorriso na cara. O ardina por aqui fica vendendo os seus jornais.

As fresquinhas de hoje mais uma queima mais licenciados, espera-se que o governo tenha agora mãos e mato para eles desbastarem