sábado, 10 de outubro de 2009

O nó de gravata

Dei-o pela primeira vez aos 8 anos com a ajuda do meu pai. Era noite de gala. Toda a família ia: O meu pai, a minha mãe, a minha irmã e eu. O meu pai ia ser galardoado, por ser um excelente navegador ao serviço da marinha mercante portuguesa. Ele era capitão da marinha mercante e nada lhe dava mais prazer que o mar.
Eu já estava pronto, com as calças e a camisa vestidas. O casaco, com botões pintados de ouro e âncoras salientes em relevo, ainda permaneciam no cabide. Ele ofereceu-me uma gravata negra a combinar com o casaco e com a camisa branca que fazia parte do fato. Aproximou-se e arregaçou-me as mangas da camisa dobrando-as duas vezes cada uma.
Embora sereno como sempre, ele estava contente por ele que ia ser o galardoado, e orgulhoso do filho que pela primeira vez usava gravata.
"Primeira regra" - disse ele, preparando a gravata - É o básico dos básicos, a gravata deve terminar sua ponta onde começa a fivela do teu cinto, ou no máximo no meio dele, presta atenção que esta regra é de ouro, lembra-te; gravata na altura da fivela do cinto". E dito isto, passou-a no meu singelo pescoço e iniciando o nó disse e explicou:
“Vais usar gravata pela primeira vez, à vários tipos de nós mas o mais usado é o nó simples ou o duplo. Vou-te fazer o simples, é clássico, é bonito e é o mais fácil de fazer e provavelmente é o que vais usar mais. Vou-to fazer uma única vez e espero que aprendas, um dia serei um pai muito orgulhoso, tenho a certeza, e ai poderás usar gravata como um verdadeiro homem. Lembra-te que várias pessoas usam as mais bonitas gravatas mas nem todos a merecem. Quando a usares tem a certeza de que fizeste por a usares, merece-la, seja porque motivo for. E espero que nessa altura saibas fazer o nó tão bem como eu te estou a explicar agora.”
E embora o tenha aprendido, costumo fazer bastantes vezes para não perder o jeito nem a prática. Nunca cheguei a usar gravata como o meu pai usou. Anseio todos os dias por esse momento e sonho todos os minutos por esse dia. Usarei apenas quando for grande. Grande como o meu pai.

O Poeta

Existem inúmeros nós de gravata, os mais usados estão aqui, para quem quiser ver, fazer e praticar, seja lá o que for, para quando forem grandes também saberem dar o nó na vossa gravata.

http://www.tieknot.com/no-de-gravata.html

El Patronito o Ardina

Sem comentários: